"Não importa aquilo em que pessoalmente creia,
sem dúvida gostaria de ouvir ambos os lados da questão."
— Despertai! 8 de Abril de 1970, página 5.
.
Conteúdo sobre a Torre de Vigia:
HISTÓRIAVÍDEOSPUBLICAÇÕESNOTÍCIASDOWNLOADS
-----------------------------------------------------------

sábado, 25 de dezembro de 2010

As Testemunhas de Jeová e o Natal

Hoje é dia 25 de dezembro de 2010, dia de Natal. Milhões de pessoas em todo o planeta aderem à esta festividade para comemorem com suas famílias o nascimento de Jesus Cristo, ou a chegada do Papai Noel (no caso das crianças). Mas pra muita gente, o Natal não passa de mais um simples feriado, baseado numa mentira, mas precisamente sobre a data alegada para o nascimento de Jesus.
.
Esse é o caso das Testemunhas de Jeová e também de uma série de outros cristãos que consideram o Natal como uma festividade pagã. E de fato, há boas razões para se crer que Jesus não nasceu num 25 de Dezembro. Tais crítcos se baseiam por exemplo, no relato bíblico sobre o nascimento de Cristo que descreve alguns pastores ao ar livre com seus rebanhos (Lucas 12:8-12), o que dificilmente ocorreria num 25 de Dezembro, devido a neve e o frio que existem nessa época lá naquela região.
.
Por esses e outros motivos, as Testemunhas de Jeová não comemoram o Natal. Não dão presentes, não montam árvores natalinas e nem mesmo enfeitam suas casas com luzes de "pisca-pisca". Entretanto, nem sempre isso foi assim entre as Testemunhas de Jeová. No passado, elas também comemoravam o Natal, realizando inclusive cerimônias de confraternização no refeitório de Betel (veja imagem acima e à esquerda). Elas comemoraram o Natal por várias décadas, mas em 1926, Rutherford, o então presidente da Torre de Vigia, determinou que fosse abandonada tal prática, por ser pagã.
.
Hoje as Testemunhas de Jeová são fortes opositoras do Natal. Suas recusas à comemoração deste feriado se tornaram uma das "importantes verdades" divulgadas pela religião afim de se provar verdadeira (curioso é que várias de suas práticas ainda contém origens pagãs, mas elas não abandonam, veja aqui). No final de cada ano, é comum lançarem uma publicação destinada a expor a "verdade sobre o Natal", e neste ano de 2010 não poderia ser diferente.
.
Embora eu ache bem válida a posição das Testemunhas de Jeová em se recusarem a comemorar o Natal, creio que existe sim um ponto positivo nesta festividade, que é o de reunir famílias para um momento agradável e feliz em união. A imagem que a Sociedade Torre de Vigia passa do Natal é das piores, a de que as pessoas usam a data para se embriagar e cometer práticas imorais. Mas como todo sabemos, o lado belo e fraternal do Natal também existe e ainda é o motivo principal de confraternização entre familiares.
.
Aos que se dedicam hoje à confraternização em família, desejo, em nome deste blog, muita felicidade e alegria, assim também como para todos os meus amigos Testemunhas de Jeová que não comemoram.

2 comentários:

  1. Muito bonita sua preocupação com a confraternização em família. Que tal se isso fosse feito nos 365 dias do ano, e não ficar esperando o Natal, como todos os falsos cristãos e depois passar o resto do ano indiferente com as pessoas que diz amar. Lhe faz tanto bem este único dia inventado chamado de Natal ? E se um dia foi comemorado, disse bem "foi". Por que o único que nasceu perfeito foi Jesus, o resto trate de dar meia volta e abandonar práticas que levam a destruição. Se fizer isto já será motivo de alegria.

    ResponderExcluir