"Não importa aquilo em que pessoalmente creia,
sem dúvida gostaria de ouvir ambos os lados da questão."
— Despertai! 8 de Abril de 1970, página 5.
.
Conteúdo sobre a Torre de Vigia:
HISTÓRIAVÍDEOSPUBLICAÇÕESNOTÍCIASDOWNLOADS
-----------------------------------------------------------

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Anuário das Testemunhas de Jeová de 2011

(Por Estudante da Bíblia)
A edição em português do Anuário das Testemunhas de Jeová de 2011 (referente ao ano de serviço de 2010) já foi distribuída para algumas congregações no Brasil. A obra com pouco mais de 250 páginas aborda o desenvolvimento da organização nos países da Papua-Nova Guiné e na Estônia, além de relatar um pouco sobre as atividades recentes das Testemunhas de Jeová em todo o mundo.
.
O leitor do livro encontrará uma série de lamentáveis relatos de perseguição às Testemunhas de Jeová na Papua-Nova Guiné causadas por alguns religiosos (nesse anuário, a Torre de Vigia faz questão de citar os nomes de cada igreja que estes religiosos pertenciam), assim também como o período de provação que as Testemunhas de Jeová na Estônia enfrentaram durante o regime soviético.
.
A atualização do relatório de cada país mostra um aumento de 2% na obra das Testemunhas de Jeová no Brasil, que atingiu o auge de 733.475 publicadores em 10.796 congregações por todo o país, garantido mais uma vez a 2ª posição como o país com o maior número de Testemunhas de Jeová. Em nível mundial, o número atual de Testemunhas de Jeová batizadas chega à mais de 7.500.000. Um ponto embaraçoso nos registros desse anuário é referente ao número de ungidos que aumentou em 2010 para 11.202 (isto é embaraçoso porque segundo as crenças das Testemunhas de Jeová, tal número de ungidos vivos deveria estar em declínio, o que não têm sido registrado nos últimos anos).
.
Algumas informações neste anuário são bem interessantes. Por exemplo, explicando como funciona o processo de pesquisa do departamento de redação das Testemunhas de Jeová, o livro diz na página 9: "...nossos redatores não confiam em blogs ou textos mal documentados, escritos por pessoas desconhecidas ou sem qualificações." Por mais que estes redatores acatem essa filosofia, é inegável o fato de que as milhões de Testemunhas de Jeová aceitam sem nenhum questionamento a Tradução do Novo Mundo cuja autoria é justamente de "pessoas desconhecidas e sem qualificações".
.
As páginas 18 e 19 abordam a preparação do cancioneiro "Cantemos a Jeová", lançado em 2009. Nestas páginas afirma-se: "Para que os cânticos fossem reverentes e ao mesmo tempo tocantes, eles procuravam evitar que ficassem parecidos aos hinos usados nas igrejas da cristandade." Talvez por esse motivo tais cânticos novos não tenham agradado tanto as Testemunhas de Jeová. Ao contrário do que tenta supor essa afirmação do livro, há muitos cânticos belos e tocantes nas chamadas "igrejas da cristandade". O próprio fundador da Sociedade Torre de Vigia, Charles Taze Russell, teve sua fé reanimada após ser atraído por um belo hino de uma igreja do segundo-adventismo! Esse acontecimento foi inclusive retratado na parte 1 do DVD "Fé em Ação" lançado em 2010 pela própria Torre de Vigia.
.
Na página 83 conta-se o relato de Oda Sioni, que foi desincentivado de seu desejo de tornar-se médico para prosseguir na "carreira de pioneiro". Oda, então, desistiu de ser médico. Esse tipo de desincentivo ao ensino superior é bem conhecido entre as Testemunhas de Jeová. O curioso é que no mesmo anuário, a Sociedade Torre de Vigia declara com muito orgulho o trabalho que médicos Testemunhas de Jeová fizeram ao socorrer as vítimas do terremoto que arrazou o Haiti em 2010 (abordado nas páginas 32 à 34).
.
*Atualização - 25/02/2011:
O Anuário de 2011 está disponível em português para baixar (em áudio no formato mp3) no site oficial de downloads das Testemunhas de Jeová: jw.org.

6 comentários:

  1. Parabéns Estudante da Bíblia, pelo seu artigo.
    Analise curta, mas eficiente sobre o Anuário das TJ.Gostei muito da sua da sua comparação com a bíblia e uma frase que você salientou onde a Torre diz que não confia em sites e blog's bláblablá. O artigo Está "divinal".

    ResponderExcluir
  2. Sr. Dono do blog

    desde já agradeço pela disponibilizasão da sua parte publicar meterias das TJ, mais vc usa o titulo do seu blogger Zions wach tower, e nele existe uma cruz!
    Nos testemunhas de Jeová não fazemos mas uso de cruz, nem de qualquer Imagem em nossa adoração a Jeová, visto que Deus é espírito e tem de ser adorado em espírito e verdade.
    por isso pedirei ao sr. que por favor olhe favoravelmente esse mensagem e mude esse imagem do seu blogger.
    obg

    ResponderExcluir
  3. Olá viktor,

    Sei muito bem a posição da organização referente à cruz, mas como pode perceber, meu blog é uma referência à extinta revista "Torre de Vigia de Sião" (Zion's Watch Tower). Essa revista, como deve saber, é antecessora da moderna Sentinela, e remonta à um tempo que a Torre de Vigia não tinha objeções quanto à morte de Cristo na cruz. Tanto é, que o símbolo da cruz coroada encontrado nesse blog estava presente na própria capa da revista.

    Acho por bem trazer os seus respectivos símbolos para ilustrar o blog. São meramente ilustrativos.

    ResponderExcluir
  4. Estes dias estive fazendo meu estudo pessoal da Bíblia sobre a origem dos anjos e, arbindo o livro "Bíblia ensina", deparei-me com um exemplo de matéria 'bem pesquisada', conforme explicado no anuário aqui mencionado.

    Vale a pena ver o resultado deste estudo, seguindo os passos para se chegar no link abaixo:

    http://estudopessoal.blogspot.com/2011/01/boas-novas-aos-anjos-pecadores.html

    ResponderExcluir
  5. "[...]há muitos cânticos belos e tocantes nas chamadas "igrejas da cristandade""

    Eu digo mais: há uma infinidaaaade de cantos belos e tocantes nas Igrejas da cristandade. O que seria da história da música ocidental se não fosse a Igreja? Vale lembrar que o costume de usar o canto como louvor a Deus surgiu na Idade Média com o canto gregoriano, que depois evoluiu para o canto polifônico e gerou a criação do sistema tonal, esse utilizado hoje em TODAS AS MÚSICAS que costumamos ouvir.

    Portanto, se querem se afastar das "igrejas da cristandade" deveriam mesmo é parar de usar o canto, não concorda?

    Para mim é impossível desprezar toda a obra sacra de Mozart, Haendel, Bach, Mendelssohn, Vivaldi e tantos outros compositores eruditos que compuseram, com absoluta certeza, músicas in-com-pa-ra-vel-men-te mais belas e tocantes que as presentes no "Cantemos a Jeová".

    Tenho frequentado seu blog, e está de parabéns :)Continue sempre postando coisas novas ;)

    ResponderExcluir
  6. Sim...temos que considerar ambos os lados da questão..o próprio Deus Jeová fez isso, com a questão de SUA PRÓPRIA SOBERANIA...Ele é imparcial

    Gostaria de compartilhar minhas pesquisas nas Escrituras (meu lado da questão):
    http://exatoverdade.blogspot.com.br

    Lembre-se que cada um , usando suas próprias faculdades perceptivas, tem de provar a si mesmo, aquilo que é aceitável

    ResponderExcluir