"Não importa aquilo em que pessoalmente creia,
sem dúvida gostaria de ouvir ambos os lados da questão."
— Despertai! 8 de Abril de 1970, página 5.
.
Conteúdo sobre a Torre de Vigia:
HISTÓRIAVÍDEOSPUBLICAÇÕESNOTÍCIASDOWNLOADS
-----------------------------------------------------------

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ocultação do número de ungidos

Todos os anos, a organização tem por hábito publicar o número de participantes da comemoração nas páginas do "Nosso Ministério do Reino". Normalmente os dados costumam aparecer na edição de Outubro de cada ano, mas isso não ocorreu. Esperamos então a edição seguinte, de Novembro, mas os números também não apareceram. Por fim, veio a edição de Dezembro, esta sim trouxe informações sobre o relatório brasileiro (mais especificamente sobre um recorde de publicadores). Entretanto, assim como nas edições anteriores, as informações sobre o número de participantes na comemoração não foram publicadas.
.
Esses dados podem parecer irrelevantes, mas não são. Para as Testemunhas de Jeová, desde o tempo de Cristo a até os dias de hoje o número de cristãos ungidos não passa de 144.000 pessoas. Segundo crêem, nestes "últimos dias", o número de ungidos atualmente deveria diminuir e não aumentar, mas não tem sido isso que os últimos relatórios da organização têm revelado. A título de ilustração: em 2009, houve um aumento de 36,97% no número de ungidos aqui no Brasil, o relatório a nível mundial contabilizava 10.857 destes ungidos espalhados pelo planeta.
.
Teria isso alguma relação com o fato dos números de 2010 não terem sido divulgados? Acho bem provável, e não duvido que a Torre de Vigia decida abandonar a publicação destes dados. É ruim para a própria organização ter que divulgar a cada ano um aumento no número de ungidos, contradizendo seus próprios entendimentos. Tendo em mente o grande aumento de ungidos que houve em 2009, muito provavelmente houve também um bom aumento nos números deste ano de 2010, número recorde, suponho.
.
Só nos resta esperar até o ano que vem (quando o Anuário das Testemunhas de Jeová de 2011 for publicado) para sabermos com certeza se a organização ocultará ou não o número de ungidos no Brasil e no mundo.

4 comentários:

  1. Já tem mais de cinco anos que vim a perceber esse crescimento e, imaginei: 'um dia a Associação vai se dá mau com esse sempre crescente número de ungicos' - dito e feito.

    Estão realmente aparecendo muitos ungidos. Será que houve um erro no que se refere à ressurreição e, em vez de serem ressuscitados para a vida celestial, estão sendo ressuscitados para a volta à terra mesmo?

    Bem, isso também resta-nos vê.

    ResponderExcluir
  2. Prezado jovem publicador, você está cometendo um grande engano, pois o número de 713.962 é o número de publicadores, como o próprio artigo menciona. Não tem nada a ver com o número bíblico de 144.000 ungidos. Por que você não esclarece suas dúvidas com uma Testemunha de Jeová antes de se empenhar em divulgar falácias e idéias deturpadas, das quais não lhe trarão vantagem alguma ?

    ResponderExcluir
  3. Celso Gonçalves, em nenhum momento eu relaciono o número de 713.962 publicadores com o número atual de ungidos. Isso foi uma interpretação errônea sua.

    A imagem do "Nosso Ministério do Reino" postada está aí justamente para mostrar que o número de participantes na comemoração (ungidos) não foi divulgado, ou seja, foi ocultado.

    De toda a forma, segundo o anuário de 2011, o número de ungidos atualmente chegou à 11.202 membros. Isso mostra que em 1 ano, houve um aumento mundial de mais de 300 membros dum grupo que, nesse "tempo do fim" deveria diminuir e não aumentar. Portanto, não se trata de "falácias" ou "idéias deturpadas" como você diz, mas um fato embaraçoso para com a qual a organização tem de lidar.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Exatamente. O número aumentou. Mas não deve-se considerar isso como um erro quanto à ressurreição celestial. O fato é que, muitos talvez pensem ter tido a chamada celestial, mas realmente não a tiveram. Porém, não devemos julgar os que se consideram ungidos e que simbolizam isso por tomarem do pão e do vinho nas Comemorações da Morte de Cristo (feitas anualmente). Certa publicação (w96 15/8 30-31) comentou o seguinte: "No decorrer dos anos, alguns, mesmo recém-batizados, de repente começaram a tomar dos emblemas. Em alguns casos, depois de um tempo, admitiram que foi um erro. Alguns reconheceram que tinham tomado dos emblemas numa reação emocional, talvez devido a uma tensão física ou mental. Mas passaram a entender que realmente não foram chamados para a vida celestial. Pediram que Deus compreendesse isso e que fosse misericordioso com eles. E continuam a servi-lo como cristãos excelentes, leais, com a esperança de vida eterna na Terra.
    Nenhum de nós precisa preocupar-se quando alguém começa a tomar dos emblemas ou deixa de fazê-lo. Deveras, não cabe a nós dizer se alguém realmente foi ou não foi ungido com espírito santo e chamado para a vida celestial."
    Além disso, eu gostaria de concluir que, ao contrário do que o Wandrey Soares imagina, a Associção nunca irá "se dar mal" (como ele comentou) devido à esse número crescente. Jeová e Jesus são quem lideram a organização e eles compreendem que todos somos humanos imperfeitos. Se houver alguma margem de erro, podemos ficar tranquilos de que a "luz crescente" da verdade mostrará o que deve ser esclarecido.

    ResponderExcluir