"Não importa aquilo em que pessoalmente creia,
sem dúvida gostaria de ouvir ambos os lados da questão."
— Despertai! 8 de Abril de 1970, página 5.
.
Conteúdo sobre a Torre de Vigia:
HISTÓRIAVÍDEOSPUBLICAÇÕESNOTÍCIASDOWNLOADS
-----------------------------------------------------------

sábado, 18 de junho de 2011

Livro: "A Grande Pirâmide - Uma Prova da Existência de Deus"

Adquirí recentemente um exemplar deste livro (publicado originalmente na década de 1930) e achei várias semelhanças das crenças do autor (George R. Riffert) com as crenças de Charles Taze Russell sobre a Grande Pirâmide. Recomendo para os que desejam ter uma referência em português sobre certas coisas que Russell e os Estudantes da Bíblia acreditavam. Tentarei descrever abaixo algumas dessas semelhanças que encontrei:

Testemunha Pétrea de Deus
O autor descreve a Grande Pirâmide da mesma forma que Russell também a descrevia, como sendo uma espécie de "testemunha pétrea de Deus". O próprio terceiro capítulo desse livro têm como título: "A Bíblia de Deus em Pedra".
A Grande Pirâmide na Bíblia
O autor explica que a Grande Pirâmide é descrita na Bíblia em textos como Isaías 19:19-20. Russell também possuía essa crença, usando o mesmo texto de Isaías como base, conforme explica o livro "Proclamadores do Reino" (publicado pelas Testemunhas de Jeová) na página 201.
Suas medidas indicam...
...a duração do ano, o peso da Terra, a distância até o Sol, etc. Russell também acreditava que a Grande Pirâmide indicava tudo isso, inclusive cita essa idéia num dos trechos do Fotodrama da Criação (veja aqui).
A data de 1914
O autor acredita que a Grande Pirâmide revela muitas datas, incluindo 1914. Como muitos sabem, Russell também afirmava ter encontrado o ano de 1914 nas medidas internas da Grande Pirâmide.
Tempos dos Gentios e Armagedom
Achei muito interessante que o autor calcula a duração dos Tempos dos Gentios como tendo, justamente, 2.520 anos. Ora, isso também era o que Russell acreditava (e as próprias Testemunhas de Jeová crêem nisso). Ele também conta o início dos Tempos dos Gentios como tendo começado após a destruição de Jerusalém. A diferença, é que para ele, a destruição ocorreu em 585 a.C. (mais exato do que a Torre de Vigia, que afirma ter ocorrido em 607 a.C.).

Ele faz então um cálculo muito semelhante ao da Torre: 585 a.C. + 2.520 anos = 1936 d.C.
Esse ano de 1936, como fim dos Tempos dos Gentios, segundo ele, marcaria o armagedom:
Comentários finais
Bem, porquê existem essas semelhanças entre as crenças do autor Riffert e de Russell? O Pastor Russell (ou mesmo os Estudantes da Bíblia) nem são citados nesse livro. Na verdade, pelo o que eu pude notar, os dois tiveram as mesmas influências, os mesmos "professores" em piramidologia: Charles Piazzi Smyth e John Taylor. Tanto Russell como Riffert fazem referências aos estudos deles em seus escritos.

Eu suspeito que Riffert, assim como Russell, também tenha tido influências adventistas, ou quem sabe da própria Torre. É muito curioso o cálculo dos Tempos dos Gentios que ele faz e sua semelhança com o cálculo que as TJ's fazem até hoje.

E quem quiser comprar o livro, poderá encontrá-lo na Estante Virtual.

0 comentários:

Postar um comentário