"Não importa aquilo em que pessoalmente creia,
sem dúvida gostaria de ouvir ambos os lados da questão."
— Despertai! 8 de Abril de 1970, página 5.
.
Conteúdo sobre a Torre de Vigia:
HISTÓRIAVÍDEOSPUBLICAÇÕESNOTÍCIASDOWNLOADS
-----------------------------------------------------------

terça-feira, 5 de julho de 2011

John Barr atingiu a dádiva da imortalidade?

Eu já havia tratado do falecimento de John Barr (um dos membros do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová) aqui nesta postagem, no ano passado. Como alguns sabem, o anúncio oficial para as Testemunhas de Jeová ao redor de todo o globo só veio posteriormente, na revista A Sentinela de 15 de Maio de 2011*. Como essa edição está sendo estudada atualmente pelas Testemunhas em suas reuniões nos fins de semana, aproveito para chamar a atenção para um detalhe na nota...

O que destaco é como a Sociedade Torre de Vigia (dos EUA) afirma com absoluta certeza nessa nota que John Barr "atingiu a dádiva da imortalidade", ou seja, que foi aprovado por Deus para receber a sua recompensa celestial.

Quem é que poderia afirmar tal coisa, com tanta certeza, além do próprio Deus, Jeová? É claro que somente Deus, qual dador da dádiva da salvação, é quem tem autoridade para fazer tal afirmação. Somente Deus pode examinar os rins e o coração, "para dar a cada um segundo os seus caminhos, segundo os frutos das suas ações." (Jeremias 17:10) Não estou querendo dizer aqui que John Barr não fosse merecedor da recompensa celestial. Mas imaginem a situação hipotética onde, por alguma razão, Deus não lhe concedeu a dita "dádiva da imortalidade". Como ficaria a afirmação feita na revista diante disso? E principalmente: como o próprio Jeová a encararia?

Não é a primeira vez que esse tipo de afirmação é feita ao anunciar-se a morte de um "ungido" de destaque da Torre de Vigia. Seja mais recentemente, como no anúncio da morte de Theodore Jaracz (publicado na Sentinela de 15 de Novembro de 2010, onde se diz: "Não temos dúvida de que ele ‘provou-se fiel até a morte e recebeu a coroa da vida"), como até mesmo nos primórdios da organização, ao se tratar do falecimento de Charles T. Russell (o livro "The Finished Mystery", de 1917, chegou a afirmar que o espírito de Russell ainda estava "dirigindo a obra", mesmo com ele estando já morto), o fato é, que as vezes, a Sociedade Torre de Vigia me parece assumir uma autoridade que não lhe diz respeito; a autoridade de determinar quem foi salvo, que cabe apenas a Deus.
______________
*Revista ainda disponível para download no site jw.org:

4 comentários:

  1. Interessante você pesquisar sobre a histórias das TJs, seria muito interessante se o senhor também pesquisasse a histórias de outras religiões e publicasse em seu blog.
    Sabe o que eu acho interessante? Eu nunca achei um site de ex-católicos, ex-evangélicos, ex-muçulmanos, ex-judeus, ex-qualquer religião, mas existe vários site de ex-testemunhas de Jeová, isso me intriga ... eu era católica, qdo sai de minha religião não montei nenhum blog falando das cruzadas, das inquisições católicas, etc, no entanto os que abandonam a organização das Testemunhas de Jeová gostam tanto de se expor como EX-TESTEMUNHA DE JEOVÁ!!!! Eu não sou uma ex-católica, sou uma Testemunha de Jeová e me orgulho disso, e se não fosse pela instrução que recebi desta organização hoje eu seria uma alcoólatra, com vários filhos ilegítimos e pelo contrário tenho uma família maravilhosa com um marido incrível.
    Não entendo o ódio de vocês, mas compreendo a base da Bíblia (Mateus 24:48-50).

    ResponderExcluir
  2. Olá "Luz",

    Primeiramente gostaria de agradecer por seu comentário. Acho importante receber opiniões de outras Testemunhas de Jeová ativas sobre o conteúdo deste blog pois abre-se a oportunidade de que eu esclareça alguns mal-entendidos.

    Primeiro deles: Não sou Ex-Testemunha de Jeová. Como explico no "Quem Sou" deste blog, sou publicador, ativo em minha congregação. Não tenho qualquer objetivo aqui de disseminar qualquer tipo de ódio pelas demais Testemunhas, nem apóio quem tenha esse objetivo, pois sei muito bem que a grande maioria das Testemunhas são pessoas sinceras e que apenas desejam fazer a vontade de Deus. O que faço neste blog é unicamente apresentar o outro lado da questão sobre as doutrinas da organização (queira considerar o objetivo deste blog no canto direito da página).

    Quanto ao seu argumento de que não se encontra com facilidade sites de ex-membros de outras religiões, eu até concordo, em parte. Acontece que essas religiões (católicos, evangélicos, etc.) não costumam proibir seus ex-membros de manter contato com os membros que continuam ativos.

    Já na Torre de Vigia, como sabe bem, esse contato é restringido ao máximo, onde nem mesmo um simples "oi" o membro ativo pode dar ao ex-membro. Portanto, já que esse contato pessoal dificilmente vai existir, é natural que os ex-membros procurem uma outra alternativa para contato, e a internet tem se mostrado um meio eficiente para isso.

    Mas isso também não é nada exclusivo da Torre de Vigia como você imagina. Os Cientologistas e os Mórmons, tratam seus ex-membros de forma muito semelhante, e da mesma forma, há muitas páginas na internet de ex-Mórmons (ex: www.exmormons.org) e ex-cientologistas (ex: www.exscn.net). Leve em consideração também que TODAS as religiões citadas por você, sem exceções, têm seus ensinos criticados na internet, tanto por ex-membros como por até mesmo por outras religiões.

    E claro, não há dúvidas de que as Testemunhas de Jeová possuam também seus pontos positivos. Elas tiram pessoas do vício das drogas e ensinam bons padrões de moral? Sim, elas fazem isso. Mas é justa lembrar que também o fazem outras religiões (como por exemplo os Mórmons, que não fumam nem ingerem qualquer gota de bebida alcoólica).

    E finalmente, com respeito a sua sugestão de abordar também os erros das outras religiões. Bem, eu só conhecí religiosamente as Testemunhas de Jeová, durante toda a minha vida (pois nascí nessa organização). Não tenho experiência em uma outra religião, para abordá-la de forma satisfatória, mas mesmo assim, diante de tanta hipocrisia nos meios religiosos, não creio ser uma tarefa tão impossível. Portanto, tentarei trazer sim alguns fatos sobre outras religiões, mas as doutrinas das Testemunhas de Jeová sempre serão o foco principal deste blog.

    Um abraço fraterno,
    Estudante da Bíblia.

    ResponderExcluir
  3. Não é a primeira vez (e provavelmente não será a última) que a Sociedade Torre de Vigia assume um papel que não lhe é devido. Todos nós, estudantes imparciais da Bíblia e da literatura da Torre de Vigia, sabemos que tal organização previu, "infalivelmente", o ano de 1975 como o último ano deste Sistema de Coisas, valendo-se, para tanto, de cálculos levianos e não bíblicos.
    Neste caso já desmentido, a Organização contrariou expressamente o versículo 13 do capítulo 25 do Evangelho de Mateus.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog e pela resposta a "Luz", foi fantástica!

    Josita Souza

    ResponderExcluir