"Não importa aquilo em que pessoalmente creia,
sem dúvida gostaria de ouvir ambos os lados da questão."
— Despertai! 8 de Abril de 1970, página 5.
.
Conteúdo sobre a Torre de Vigia:
HISTÓRIAVÍDEOSPUBLICAÇÕESNOTÍCIASDOWNLOADS
-----------------------------------------------------------

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Justiça ordena transfusão em bebê de Testemunhas de Jeová

A Justiça ordenou recentemente que um bebê, filho dum casal de Testemunhas de Jeová, recebesse uma transfusão de sangue, mesmo contrariando a vontade dos pais. O bebê estava internado em estado grave no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. No player abaixo, você pode assistir à uma reportagem breve sobre o assunto, feita pela TV Justiça:


Como sabe-se bem, as Testemunhas de Jeová não aceitam transfusões nem qualquer outro tipo de cirurgia que envolva o uso de sangue, pois conforme acreditam, isso seria uma violação direta da ordem bíblica de "abster-se de sangue" (Atos 15:28-29). A Sociedade Torre de Vigia (dos EUA), que é a organização responsável pelas atividades das Testemunhas de Jeová em todo o mundo, chega até mesmo a ordenar que uma Testemunha de Jeová que concorde em receber uma transfusão de sangue seja desassociada (expulsa) de sua congregação.

Se decidir entre sua própria vida e a lealdade a uma organização já é difícil, imagine como foi difícil para o casal de Testemunhas de Jeová nesse caso, ao recusarem uma transfusão de sangue para o seu próprio bebê (talvez até seja o primeiro filho do casal) e ainda recém-nascido.

Muito poderia ser dito aqui a respeito da decisão dos pais em querer impor suas crenças a um filho que nem mesmo sua opinião pode dar sobre o assunto. Mas acho que uma simples análise do ensino da Sociedade Torre de Vigia talvez seja suficiente para se mostrar quão insustentável é sua posição com respeito às transfusões de sangue.

Por exemplo, a Torre de Vigia ensina que o sangue, bem como seus componentes primários (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas) não devem ser aceitos, pois violam o princípio bíblico de "abster-se de sangue". Entretanto, permite-se às Testemunhas de Jeová aceitar "frações" destas partes primárias do sangue, da qual se pode obter outras substâncias que podem ajudar o paciente no tratamento.

O problema é que essa posição gera várias questões insolúveis. Por exemplo, se uma Testemunha de Jeová não pode aceitar glóbulos brancos (também chamados de Leucócitos), como é que lhes pode ser permitido consumir leite? Sim, pois tanto o leite materno quanto o leite industrializado possuem uma enorme abundância de glóbulos brancos em sua composição.

Aliás, os glóbulos brancos presentes no leite materno desempenham um papel fundamental para proteger o bebê de infecções que outrora poderia obter. Será que Jeová Deus projetou o leite materno desta forma para violar a sua própria lei de respeito pelo sangue? É evidente que não. Por isso não faz sentido a Torre de Vigia proibir as Testemunhas de Jeová de aceitarem os glóbulos brancos e também os outros componentes primários do sangue.

Isso serve de exemplo para mostrar o quanto está equivocada a posição da Torre de Vigia referente ao sangue. Ela provavelmente está ciente deste fatos, pois já existe até mesmo um grupo de Testemunhas de Jeová que luta pela reforma deste ensino (confira o site deles aqui, em inglês). Mas simplesmente voltar atrás e abandonar esta posição lhe é consideravelmente prejudicial, pois existe a possibilidade dela receber muitos processos judiciais por isso, e talvez por essa razão a mudança da doutrina até hoje não tenha sido feita.

Quem acaba sofrendo com isso, infelizmente, são as demais Testemunhas de Jeová em todo o mundo (incluindo o casal abordado nesta postagem) que na maioria das vezes são pessoas sinceras, mas que na intenção de agradar a Deus costumam aderir cegamente aos ensinos da Torre de Vigia, nunca descordando abertamente de suas posições, como se estas mesmas fossem "inspiradas por Jeová", ou até mesmo "infalíveis", quando é evidente que não são.
__________________
Para mais informações sobre equívocos no ensino da Torre de Vigia sobre o sangue, queira considerar o artigo: Será que as Testemunhas de Jeová realmente abstêm-se de sangue?

4 comentários:

  1. É uma situação interessante. Não entendo como podem as Testemunhas de Jeová afirmarem conscienciosamente, depois de uma ocorrência como esta, que obedecem as "Leis de César".

    ResponderExcluir
  2. como pode comer da mesa de Deus e de demonios? 1cor 10:21
    com a medida que julgas seras julgado Mat 7:1,2
    mais ainda há tempo pra vc s arrepender e voltar aos braços de Jeová afinal ele é um Deus amoroso e perdoaria seu pecado vou orar por vc e espero que vc s lembre que a organização é perfeita porem seus membros sao imperfeitos e que vc tenha amor a "associação inteira de irmaos" 1pe 2:17

    ResponderExcluir
  3. Para Metal Cds,

    Não tive qualquer intenção de fazer qualquer julgamento nesta postagem. Tenho certeza de que também não é pecado aos olhos de Jeová questionar uma posição que não possui um forte amparo bíblico.

    Ainda assim, saiba que levo em consideração seus conselhos sinceros, bem como até mesmo por sua oração, pois também acredito que Jeová é um Deus perdoador. Agradeço pela compaixão.

    Sobre a organização ser perfeita, certa vez a revista 'A Sentinela' fez o seguinte comentário que parece bem mais apropriado à realidade:

    "Embora nenhuma organização dirigida por humanos seja perfeita, ficamos felizes de poder servir a Deus na companhia de concrentes fiéis, que se sujeitam de bom grado à autoridade instituída por Deus." — A Sentinela de 1 de Agosto de 2002, p. 14 par. 22.

    Um abraço,
    Estudante.

    ResponderExcluir
  4. "Espero que vc se lembre que a organização é perfeita"

    Tem uma parte que eu não entendi: "a organização é perfeita"

    Na verdade uma mais em específico a parte do "perfeita"

    Eu fico pensando, depois de ler Admirável Mundo Novo, onde se diz que bastam 60.000 repetições para que algo se torne uma verdade inquestionável, eu realmente tenho CURIOSIDADE de saber quantas vezes vocês ouvem por dia que "a organização é perfeita", por que isso foi repetido com tal convicção que eu cheguei a ficar assustado. Esse tipo de coisa não se afirma. Oraganização nenhuma é perfeita. Nem o estado laico é perfeito. Nenhum sistema é perfeito. Vou repetir: Nenhum. Isso quer dizer Nem + Um, não existe UM sistema perfeito, e você pode procurar.

    Perfeição comparado a o quê? Porque perfeição é uma coisa do mundo das idéias, não há nada antes já visto na história da humanidade que seja perfeito. Eu realmente me assusto com a convicção de afirmar isso, porque eu não acho bonito afirmar todos esses achismos e chamar de fé. Fé no sistema, fé na organização, fé na causa maior e ela acima de tudo. Pra mim isso é preguiça de pensar.

    Uma mentira dita várias vezes torna-se verdade.

    Isso não está na bíblia mas duvido que você não concorde comigo.

    Sistema nenhum é perfeito. Saia das matrixes.

    ResponderExcluir