"Não importa aquilo em que pessoalmente creia,
sem dúvida gostaria de ouvir ambos os lados da questão."
— Despertai! 8 de Abril de 1970, página 5.
.
Conteúdo sobre a Torre de Vigia:
HISTÓRIAVÍDEOSPUBLICAÇÕESNOTÍCIASDOWNLOADS
-----------------------------------------------------------

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A Última Potência Mundial, segundo as Testemunhas de Jeová

Como tem ocorrido anualmente, a Sociedade Torre de Vigia (dos EUA) preparou um Congresso para todas as Testemunhas de Jeová ao redor do mundo. Para este ano de 2011, deu-se o seguinte título: "Venha o Reino de Deus". O conteúdo destes três dias de Congresso já não era segredo para os que buscaram informações à seu respeito (na internet, muita informação sobre o evento e até mesmo os esboços dos discursos, vazaram e anteciparam as novidades). Mesmo agora, para a grande maioria das Testemunhas no Brasil, já não há nenhum segredo, visto que a grande maioria delas já o assistiu.

Além dos lançamentos de novas publicações e dos dois DRAMAS (peças teatrais bíblicas), um dos pontos altos deste Congresso foi o discurso final, intitulado: "O Reino de Deus destruirá todos os outros reinos - quando?". Este discurso, baseado no capítulo 2 do livro bíblico de Daniel, abordou a estátua simbólica que apareceu em um sonho do rei Nabucodonosor. Explicou-se, então, os significados de cada divisão do corpo da estátua e apresentou-se um novo entendimento da Sociedade Torre de Vigia à respeito dos pés e dos dedos dos pés dessa imagem.

Mas o que realmente chamou a atenção neste discurso foram as afirmações categóricas de que "não precisamos esperar o surgimento de outra potência mundial" além da atual, que segundo a Torre de Vigia, é representada pela potência Anglo-Americana (Grã Bretanha e Estados Unidos). Isso porquê, de acordo com a mensagem do discurso, a batalha do armagedom virá enquanto esta potência atual ainda estiver no poder, não havendo possibilidade de uma outra potência humana, além desta, surgir.

Considerando essa hipótese, como encarar, então, o fato de que países como a China têm se mostrado cada vez mais aptos a assumirem o cargo de nova potência mundial? Principalmente nesses tempos em que a atual potência Anglo-Americana têm passado por uma séria crise! Um fator importante e que deve ser levado em conta é que a própria Sociedade Torre de Vigia tem um longo histórico de especulações proféticas que falharam. Seria esta, portanto, mais uma a falhar? Talvez. A verdade é que só o tempo poderá nos revelar isso.

Independente disso, uma coisa é certa: esse discurso parece ter estimulado ainda mais a expectativa entre as Testemunhas de Jeová, ou como elas mesmas diriam, "uma renovação no senso de urgência". Ao término do Congresso, pude presenciar algumas conversas sobre as afirmações feitas no discurso e é evidente como algumas Testemunhas de Jeová passaram a ver realmente o armagedom como algo ainda mais iminente ou "mais perto do que imaginamos", como diz o próprio discurso.

Por fim, uma análise curta deste assunto, bem como o discurso por detrás dessa especulação profética, está disponível nesse vídeo que preparei, abaixo:

4 comentários:

  1. Sobre o discurso, acho que não tenho nada a acrescentar além do que já foi escrito pelo "Estudante da Bíblia".

    Gostaria, contudo, de saber mais algumas informações sobre os lançamentos (ex.: nomes, tipos, conteúdos), haja visto que sou desassociado e não tenho mais nenhum contato com as TJs e com sua Organização.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. O irmão disse (eu escutei bem?) "As Testemunhas de JAGAR"? Após a fala do irmão Russel, prestei atenção e, não querendo acreditar, retornei o filme e conferi que foi isso mesmo que o irmão disse. Irmão, não nos chamamos de "Testemunhas de JAGAR" e sim de "Testemunhas de Jeová"! Ou vai dizer que já esqueceu?

    Ademais, é um privilégio imenso levar esse nome, ou vai dizer que também se esqueceu disso?

    Wandrey
    estudopessoal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Wandrey,

    A narração do vídeo é 100% eletrônica (robótica) e isso é feito por meio de um sintetizador de voz. Como esse sistema não é perfeito, algumas vezes a pronúncia de certas palavras acentuadas (como Jeová) não sai corretamente, tal como você destacou.

    Por isso, nesse trecho da narração, falou-se algo como "Jagar" em vez de "Jeová" mesmo. É um problema técnico e que eu tentarei corrigir nos próximos vídeos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Ok, irmão. Já gostei de você.

    Continuemos a entender 'todas as coisas', como nos diz para fazer a Bíblia. Também, como costumo ressaltar em minhas postagens, não devemos 'infringir a regra bíblica de ir além do que se encontra escrito nela' - 1cor. 4:6

    wandrey

    ResponderExcluir