"Não importa aquilo em que pessoalmente creia,
sem dúvida gostaria de ouvir ambos os lados da questão."
— Despertai! 8 de Abril de 1970, página 5.
.
Conteúdo sobre a Torre de Vigia:
HISTÓRIAVÍDEOSPUBLICAÇÕESNOTÍCIASDOWNLOADS
-----------------------------------------------------------

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Os Santos dos Últimos Dias (Mórmons) – Documentário

Acabo de legendar um antigo (porém, muito interessante) documentário sobre a Igreja Mórmon, ou como preferem os seus membros: A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Este é um grupo religioso que, particularmente, sempre me chamou a atenção por sua semelhança com as Testemunhas de Jeová, ocasionada não tanto pelas doutrinas, mas especialmente pelo ponto de vista organizacional.

Os Mórmons são muito conhecidos por seus padrões de moral e pelo trabalho social que realizam. O outro lado da história, porém, é relativamente pouco conhecido. Quem pensa na separação de famílias, no ostracismo, na desonestidade intelectual e na exploração da boa vontade como sendo características que definem as Testemunhas de Jeová, talvez se espante ao descobrir como tais atitudes estão fortemente presentes na organização Mórmon.

O documentário, que tem como título original "The God Makers" (Os Fabricantes de Deuses) foi produzido em 1982 pela Jeremiah Films, a mesma produtora do documentário "Witnesses of Jehovah" (1986), sobre as Testemunhas de Jeová, da qual eu também pude traduzir e legendar (veja aqui). "The God Makers" possui a participação de peritos ex-mórmons e também de representantes da igreja. Vale a pena conferir o lado desconhecido do Mormonismo:

2 comentários:

  1. O documentário é perfeito! A Igreja Mórmon é um retrato das Testemunhas de Jeová, mas me parece um pouco pior.

    As TJs praticam lavagem cerebral, mas nada que se compare ao Mormonismo. Como foi dito no documentário, as doutrinas dessa religião mais parecem 'ficção científica e/ou mitologia grega'.

    Obs.: Republiquei o vídeo em meu Blog pessoal: www.blogdogustavodias.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  2. Ok, irmão, assisti todo o filme e gostei do seu trabalho como legendador. Acho que conhecer os Santos dos últimos dias nesse vídeo foi o equivalente a conhecê-los a 50%. Como eu disse lá no meu blog, é-me necessário ver as próprias argumentações deles para que eu não caia no erro de 'ficar sabendo tudo sobre uma pessoa ou organização' por apenas ouvir as críticas. De críticas o undo está derramando. Mas com certeza suas críticas têm fundamentos. Mas isso só não basta para responder, por exemplo, o que leva pessoas a mesmo assim, diante de tantas coisas 'absurdas', que são as crenças deles, a continuarem como tais. Não posso acreditar que é apenas por medo de serem 'abandonados' como acontece conosco TJ's.

    A pergunta agora é: Será que eles virão ao meu blog, falar sobre eles mesmos, ou será que são incentivados a não navegarem na internet, como somos advertidos?

    PS: Sábado, na Assembleia de Circuito, a Associação apelidou a internet de "mofonet". Isto é: que a internet é bem semelhante a um mofo venenoso. Agora é que os irmãos não virão mais aos nossos blogs mesmo!

    Wandrey

    ResponderExcluir