"Não importa aquilo em que pessoalmente creia,
sem dúvida gostaria de ouvir ambos os lados da questão."
— Despertai! 8 de Abril de 1970, página 5.
.
Conteúdo sobre a Torre de Vigia:
HISTÓRIAVÍDEOSPUBLICAÇÕESNOTÍCIASDOWNLOADS
-----------------------------------------------------------

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Artigo sobre a Maçonaria em Despertai! de 1958

As páginas fotocopiadas disponíveis para download no final desta postagem reproduzem um artigo publicado pela Sociedade Torre de Vigia na revista Despertai! de 8 de Agosto de 1958, p. 12-16, em português. Embora não seja nada incomum a Torre de Vigia publicar artigos sobre outros grupos religiosos ou filosóficos, é bem provável que este seja um dos únicos artigos sobre a Maçonaria publicados por esta organização no período que abrange os últimos 50 anos. 

Como muitos sabem, a Maçonaria é uma sociedade iniciática de caráter secreto (ou apenas discreto, como preferem os Maçons) e que já existe há cerca de alguns séculos, tendo possuído como membros várias personalidades de destaque, tanto na política, como nas artes, nos esportes, etc. Com tamanha influência, não faltam teorias conspiratórias a respeito da fraternidade. Dentre estas, até mesmo algumas mais mirabolantes, que tentam traçar um possível envolvimento entre a Maçonaria e a Sociedade Torre de Vigia, ou então, com o fundador da mesma, Charles T. Russell. São de fato afirmações espetaculares, mas o mesmo não se pode dizer das “evidências” usadas para sustentá-las. 

O que ocorre é que, no que diz respeito a C. T. Russell, em algumas ocasiões ele próprio teceu em seus escritos alguns comentários críticos sobre a Maçonaria e outras sociedades similares.¹ Além disso, nunca se apresentou qualquer documento comprobatório de sua filiação à Maçonaria, e até hoje ninguém se arriscou a dizer o nome da suposta Loja Maçônica onde ele teria sido iniciado. Somente estes registros (que todos os Maçons possuem) poderiam confirmar se uma pessoa está ou se esteve associada à fraternidade. Mas como já declarado em nota oficial pela própria Maçonaria, Russell nunca foi Maçom.² 

Mas quanto à Sociedade Torre de Vigia atual, estariam os seus dirigentes envolvidos com a Maçonaria? Bem, esta seria uma outra afirmação que exigiria evidências espetaculares, afinal, nesta matéria da Despertai!, é explícita a associação negativa que é dada à Maçonaria, deixando-se claro inclusive que nenhum “cristão” (leia-se: Testemunha de Jeová) poderia vir a se tornar um Maçom. O artigo fornece base suficiente para se desassociar (expulsar) qualquer Testemunha de Jeová que se envolva com a Maçonaria... 

Mas enfim, teorias a parte, espero que a disponibilização que faço deste artigo possa vir a ser de proveito para alguém que venha a pesquisar sobre este assunto. Por ser um material demasiado antigo, não se encontra no CD-ROM produzido pela Sociedade Torre de Vigia, e mesmo entre as Testemunhas de Jeová, são poucos os que têm acesso às publicações antigas originais. Apenas lamento por não poder fornecer fotocópias com melhor qualidade, visto serem mesmo fotografias de cada uma das páginas originais, e não scans das mesmas.

Clique aqui para baixar as fotocópias do artigo em PDF.
___________
1. Studies in the Scriptures, vol. VI, p. 580-581
2. http://freemasonry.bcy.ca/anti-masonry/anti-masonry03.html 

Um comentário: